Cursos

Curso de Projetos de Sistemas de Irrigação

Inscrições/Informações




 

 

Curso de Projetos de Irrigação se destina a profissionais que tenham conhecimentos básicos dos sistemas de irrigação por aspersão convencional, aspersão mecanizada e sistemas localizados, características de funcionamento e operação e, queiram se aprofundar nos aspectos relacionados ao projeto completo, envolvendo à motobomba, tubulações, acessórios e emissores.

Durante o curso serão discutidos e revisados aspectos básicos e aplicados, com a distribuição e uso de planilhas de projeto para sistemas de irrigação por aspersão convencional padrão, malha e setorial, sistemas mecanizados por pivô central e carretel autopropelido e, sistemas localizados por gotejamento e microaspersão. O curso é divido em duas partes, sendo a primeira básica, onde de forma objetiva e rápida é feita uma revisão de aspectos básicos relacionados ao solo, clima, qualidade de água e irrigação e, na parte aplicada, com maior envolvimento de tempo (70%), são discutidos e realizados projetos conjuntos dos diversos sistemas de irrigação.

Na parte básica (30% do tempo) serão discutidos aspectos da retenção de água no solo (armazenamento) e consumo de água pelas plantas (evapotranspiração) do ponto de vista de projeto, outorga de água caracterização, funcionamento e eficiência dos principais sistemas de irrigação e sua relação com o projeto, aspectos básicos da hidráulica aplicada ao funcionamento e dimensionamento dos sistemas de irrigação.

Na parte aplicada serão discutidos os aspectos relacionados aos componentes dos sistemas de irrigação e como dimensiona-los, exemplos de projetos de todos os sistemas de irrigação e uso das planilhas ProjectPlus (sala de computadores) para dimensionamento de sistemas de irrigação por aspersão convencional (padrão, setorial e malha), aspersão mecanizada (pivô e carretel) e localizada (gotejamento e microaspersão).

O conhecimento adequado e especializado no projeto de sistemas de irrigação favorece a implantação de uma agricultura irrigada sustentável, com eficiência de uso da água, energia e outros insumos, destacando a mão de obra de operação dos sistemas.

Objetivo

O objetivo do Curso “PROJETOS DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO” é capacitar técnicos e engenheiros agrônomos, agrícolas e de outras áreas afins para projetar sistemas de irrigação por aspersão e localizada de forma técnica e operacional, com a utilização de planilhas (ProjectPlus) os principais assuntos relacionados aos projetos de irrigação (parte agronômica e engenharia), desde a determinação da demanda de água, passando pelos dimensionamentos dos principais componentes.

Programação

1) Introdução aos métodos e sistemas de irrigação;

 

2) Dimensionamento Agronômico (solo, clima e cultura);3) Projeto do Sistema de Irrigação por aspersão (tubulações, tipos de emissores, válvulas, peças especiais, etc):

  • Aspersão Convencional (dimensionamento hidráulico);
  • Aspersão em Malha (dimensionamento hidráulico e particularidades).

 

4) Projeto do Sistema de Irrigação por pivô central:

  • tubulações, tipos de emissores, válvulas, peças especiais, etc;
  • Cálculo de lâmina;
  • Tempo de volta;
  • Exemplo de mapas de bocais.

 

5) Projeto de Irrigação de um sistema autopropelido:

  • Carretel enrolador (seleção do equipamento);
  • Dimensionamento hidráulico.

 

6) Projeto de Irrigação Localizada:

  • Tubos, mangueiras, tipos de emissores, etc;
  • Irrigação por Gotejamento (dimensionamento hidráulico completo);
  • Irrigação por Microaspersão (dimensionamento hidráulico completo).

 

7) Energia:

  • Tarifas:
  • Consumo.

 

8) Outorga de direito de uso da água para projetos de irrigação:

  • Legislação;
  • Preenchimento de Formulários.

 

Carga horária: 27 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

 

Público-alvo

O curso é direcionado para engenheiros agrônomos e agrícolas, técnicos agrícolas, revendedores de materiais para irrigação e estudantes de ciências agrárias e áreas afins.

 

Como Funciona

Inicialmente, trabalhará o tema solo, água, clima, planta e suas interações com a irrigação, que constitui a base dos conteúdos relacionados à engenharia. Após esta etapa, apresentam-se de forma mais detalhada os métodos de irrigação por aspersão e localizada, procurando caracterizá-los e definir os princípios de funcionamento. Em seguida, serão apresentados todos os critérios de dimensionamento com exemplos práticos.

Nas práticas de campo os alunos entrarão em contato com as principais medidas e conceitos: vazão, pressão, intensidade de aplicação de água, uniformidade de distribuição de água, eficiência, etc.

Professor(es)

Equipe Irriplus

 

Everardo Chartuni Mantovani

- Engenheiro Agrícola e Mestre em Irrigação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Doutor em Agronomia/Manejo da Irrigação pela Universidade de Cordoba, na Espanha

- Professor titular da UFV, tendo orientado cerca de 60 teses de mestrado e de doutorado.

- Criador do Grupo de Estudos e Soluções para a Agricultura Irrigada (GESAI) do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV (DEA/UFV), tendo publicado 3 livros e 17 capítulos de outros, mais de 100 artigos em revista científicas, 7 boletins técnicos e cerca de 200 artigos em eventos técnicos científicos.

- Ministrou mais de 100 palestras em eventos da área de irrigação e é autor de vários softwares sobre Gerenciamento da Irrigação, como: Sisda, Manejo, Avalia, Richie, Irriplus e Irrissimples.

- Por muitos anos Bolsista do CNPq e foi coordenador e pesquisador do Núcleo de Cafeicultura Irrigada e do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (Embrapa-Café), tendo sido seu coordenador de 1997 a 2003

- Coordena e coordenou vários projetos de pesquisa ligados ao CNPq, ano BNB, à Fapemig e á Embrapa-Café

- Criador, ex-sócio e membro do conselho da empresa Irriger

- Sócio e consultor da empresa IrriPlus.

 

Luan Peroni Venancio

- Técnico em Agropecuária - IFES

- Engenheiro Agrônomo - CCAUFES

- Mestre em Produção Vegetal - CCA-Universidade Federal do ES

- Doutorando em Engenharia Agrícola - Universidade Federal de Viçosa

-  Consultor e projetista da área de irrigação

- Professor de mais de 12 cursos no CPT

 

Vinicius de Oliveira

- Engenheiro Agrônomo -Universidade Federal de Viçosa (UFV) Campus de Rio Paranaíba

- Mestre em Produção Vegetal - UNESP Jaboticabal

- Doutorando em Engenharia Agrícola - Universidade Federal de Viçosa

-  Consultor e projetista da área de irrigação

- Professor de mais de 6 cursos no CPT